Essa atividade é indicada para o 4º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser utilizada no 5º ano. Tem como objetivo principal a produção de um texto Narrativo com o tema de proteção ao meio-ambiente. Mas para produzir um texto é necessário planejá-lo.
Planejar um texto é algo automático que alguns fazem mentalmente, outros necessitam organizar em tópicos, entre outras estratégias, mas para os alunos esse hábito precisa ser ensinado, por isso a necessidade de antes de pedir a produção do texto em si, elabore questões norteadoras. Dessa forma o aluno já vai se apropriando desta importante estratégia.
Após o planejamento, oriente os estudantes a escrever o texto seguindo o roteiro proposto, lembrando dos parágrafos e uso de letras maiúsculas no início das frases.
Além do planejamento e produção do texto em si, é necessária a revisão do texto. Onde são percebidos os erros e partes que não ficaram claras ao leitor. Proporcione trocas entre os alunos dos textos por eles produzidos e leitura para sala. De modo a levarem eles a perceberem os problemas de coerência e coesão, depois corrija a ortografia, propondo que eles mesmo busquem a escrita correta das palavras que erraram.
A produção de um texto não é atividade para apenas um dia de aula, é um processo de construção para que realmente faça sentido aos alunos. Ao término das aulas, com o produto final em mãos revisado é interessante que tenha também uma finalidade. Forme um canto da leitura da sala e incorpore os textos produzidos por eles, distribua alguns para também compor o cantinho da leitura de outras salas da escola. Dessa forma os alunos serão motivados e se sentirão verdadeiros escritores.
HABILIDADES:
EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
EF35LP09- Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
EF35LP25- Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!